A acupuntura é uma prática médica milenar baseada no tratamento dos distúrbios energéticos. Chegou ao Brasil na década de 20, sendo mais difundida após 1950. Atualmente é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica.
Trata-se de uma medicina energética que admite que existam vários tipos de energia no Universo, como a energia celeste e a terrestre, que influenciam os diversos organismos vivos. Existe também, a energia do próprio corpo, chamada de “Qi” (pronuncia-se “Tchi”). Essa energia circula pelo corpo em ritmo organizado, pelos Canais de Energia, e proporciona movimentos, pensamentos, emoções e sentidos; enfim, todas as ações físicas e mentais dos seres vivos.
Essas energias precisam estar em equilíbrio, isto é, sua quantidade, ritmo, direção, velocidade de circulação precisam estar adequadas, para que o organismo humano possa estar em harmonia. No dia a dia acontecem agressões às energias do ser humano por causas externas, na forma de energias ditas perversas. Podem também acontecer alterações das energias próprias do ser humano (na grande maioria das vezes de ordem emocional), levando à sua estagnação, excesso ou deficiência. Essas alterações levam às doenças.
A acupuntura visa a manutenção e a recuperação das energias do ser humano, seja pela expulsão das energias perversas, seja pela reorganização do “Qi”. O tratamento consiste na aplicação de agulhas próprias em pontos específicos dos canais energéticos (Meridianos), que são os caminhos da circulação de energia pelo corpo. Usam-se agulhas extremamente finas, estéreis e descartáveis, de colocação praticamente indolor que funcionam como verdadeiras antenas, reequilibrando as energias do organismo e, portanto, sua saúde.
Além de contribuir para o tratamento de dores, a acupuntura tem papel importante no tratamento de outras formas de doença, como estresse, enxaqueca, insônia, ansiedade, depressão, impotência e uma infinidade de outras patologias físicas e mentais. Pode ser usada isoladamente, mas tem seu papel também como coadjuvante nos tratamentos alopáticos, diminuindo o tempo e custo desses.
Matéria sobre acupuntura no Globo Reporter
OBJETIVOS
Alívio de náuseas
Redução de náuseas e fadigas corporais.
Melhora do sono
Ajuda no tratamento de insônia, reduzindo os hormônios do stress.
Tratamento de dor
Pode tratar as dores crônicas, proporcionando efeito analgésicos e relaxamento muscular.
Promoção de bem estar
Liberação de substâncias benéficas nos neurotransmissores, como serotonina e endorfina
Ativar a circulação sanguínea, linfática e energética da pele
Através da ação sobre órgãos tem-se a oportunidade de impulsionar a circulação de energia (Qi), de sangue e dos líquidos orgânicos.
ÁREAS TRATADAS
Rosto e todo corpo
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Laser, Eletroacupuntura, ventosas, agulhas.
TEMPO DO TRATAMENTO
Facial – geralmente 6 sessões
Corporal – 10 a 15 sessões